Newcastle 1 SL Benfica 1 – Glorioso qualifica-se para as Meias-Finais da Liga Europa

Foi uma noite de alguma calma, de ansiedade, de nervosismo e de muita celebração a noite de 5ª Feira passada. O Benfica foi para Newcastle com uma boa vantagem de dois golos e iniciava a partida contra os ‘magpies’ como claros favoritos, na opinião de muitas pessoas. Com a qualidade de jogadores que a equipa tem, era quase impossível ignorar este favoritismo.

A primeira parte traduziu-se basicamente pelo controlo da equipa encarnada, mas também pelo seu desperdício de oportunidades que poderiam resolver praticamente o jogo e dar, muito provavelmente e sem qualquer tipo de surpresa, uma vitória. Com o resultado empatado a zero ao intervalo, cada vez mais o Benfica se aproximava do apuramento para as Meias-Finais.

Na segunda parte o Sport Lisboa e Benfica começou a ter mais problemas em segurar o jogo, fruto da insistência dos ‘magpies’ em tenaterm pelo menos um golo para criarem um pouco de instabilidade nos jogadores encarnados e uma maior motivação para conseguirem o que a maior parte das pessoas pensavam ser muitíssimo difícil – a vitória e consequente passagem à fase seguinte.

Salvio marca v Newcastle

O minuto 71 viu o Newcastle marcar o 1º golo da partida. Uma falta de comunicação entre Garay e Matic, perto da linha de fundo, permitiu que um jogador adversário roubasse a bola, centrasse para a pequena-área, onde estava Cissé, que limitou-se a encostar a cabeça à bola e enviá-la para o fundo da baliza encarnada. Faltavam cerca de 20 minutos para o final da partida e os jogadores do Newcastle e seus adeptos começavam a acreditar que seria possível marcar mais um golo e provocar uma surpresa.

De facto, este golo fez com que Alan Pardew, treinador adversário, “soltasse” jogadores avançados para cima do Benfica, obrigando as ‘águias’ a regredirem os seus jogadores e a preocuparem-se mais em defender e não sofrer mais nenhum golo. De certa forma assim foi, o resultado estava perigoso e o adversário estava agora super motivado, mas também dava oportunidade do Benfica partir em mais situações de contra-ataque, explorando a rapidez e qualidade do seus jogadores.

Salvio celebra golo v Newcastle

O momento de alívio para os jogadores e adeptos do Sport Lisboa e Benfica chegou já 2 minutos depois dos 90. Oscar Cardozo oferece a bola a Rodrigo e este, no lado esquerdo do ataque encarnado, centra para a grande-área, onde aparece ‘Toto’ Salvio, muito mais veloz e determinado que o adversário, empurrando a bola para o fundo das redes com o seu pé direito. Tanto jogadores e adeptos, e até mesmo a equipa técnica, sabiam que aquele golo era muito importante e decisivo, daí as celebrações no momento do golo e após o apito final do árbitro.

Muitas pessoas dizem que o Sport Lisboa e Benfica passou por muitos apertos, especialmente nos últimos 20 minutos da partida, após o golo sofrido, mas as grandes equipas também sabem sofrer e jogar com isso para saírem dos jogos com resultados positivos. Não importa se o Benfica teve enormes dificuldades já perto do fim ou não; o que interessa é que no conjuntos das duas mãos, o Benfica foi melhor, praticou futebol de melhor qualidade e teve também um pouco de sorte do seu lado, mas sorte de certa forma merecida.

Celebração golo Salvio v Newcastle

Parabéns ao Benfica pela qualificação e passagem às Meias-Finais da Liga Europa! Continuamos a pensar jogo a jogo e acreditar que é possível vencer cada e qualquer partida, até ao fim da época.

Força Benfica! Onda Positiva!

Escreva uma Mensagem